Motorista e Cobrador. A Questão Sobre a Dupla-Função nos Transportes. Qual a sua OPINIÃO?

dupla função: É uma questão que tem gerado muitos debates. 
Embora seja uma questão adversa, o que sugere muitas discussões, já existem ações sendo julgadas e abrindo, jurisprudência para esses casos.

STF confirma decisão do TST sobre dupla função nos transportes ser legal.

Recentemente o ministro e relator do Tribunal Superior do Trabalho, Alexandre Agra Belmonte, em uma ação de um motorista de ônibus contra uma empresa de Nova Friburgo no Rio de Janeiro, entendeu que a função de motorista e cobrador é compatível, e, portanto desobriga o empregador a pagar um salário extra ou algum aumento referente ao trabalho (Decisão do TST é de abril de 2016). O recurso aconteceu, mas o Supremo Tribunal Federal (parecer em fevereiro de 2017) negou o andamento por considerar a norma, hierarquicamente, abaixo da constituição. Dessa forma ela manteve a decisão da instância máxima trabalhista (TST).
As decisões podem gerar jurisprudência, quando a decisão de alguma instância pode criar o mesmo entendimento em futuros casos semelhantes.

Em outro caso, uma ação ajuizada contra o sindicato das empresas de transportes urbanos de passageiros do município de Natal (SETURN) e o sindicato dos trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado do Rio Grande do Norte. Quando a ação foi considerada improcedente pelo TRT, o Ministério-Público do Trabalho (MPT) recorreu ao Tribunal Superior do Trabalho.

Mesmo o MPT argumentando que falta ao motorista a capacidade física e psicológica para atuar, ao mesmo tempo, em duas funções distintas, segundo a ministra Kátia Magalhães Arruda, relatora do recurso, a acumulação de tarefas é relativa, já que "seguramente o empregado somente poderá prestar o serviço de cobrador quando o veículo estiver parado”. Também enfatizou que a cobrança de tarifa, cada vez mais, vem sendo realizada por meio de bilhetagem eletrônica.


É uma questão que ainda está longe de ser unânime.  E você? O que acha? Deixe seus comentários e fale um pouco sobre a sua opinião. 

Silvino Castro - A Sua Mão Amiga. 

Comentários