ENCABEÇADOS POR CRISTO


Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; se possível, quanto depender de vós, tende paz com todos os homens (Rm 12:17-18).

ENCABEÇADOS POR CRISTO

Em Efésios 1:9-10 vemos que o bom prazer de Deus é que estejamos encabeçados por Cristo, não na teoria, mas na prática, tomando conta de todas as áreas de nossa vida. O Senhor deseja realizar todas as coisas segundo o conselho da Sua vontade, que é prevalecente (v. 11). Se não estivermos pautados na visão da dispensação de Deus, nosso viver cristão será sem propósito. Outrora, estávamos alheios à promessa de Deus, todavia hoje somos selados com o santo Espírito e pertencemos a Deus. Além disso, em nosso espírito temos a garantia do resgate da nossa herança quando o Senhor voltar (vs. 12-13).

Deus tem feito maravilhas na igreja por meio de Sua graça e misericórdia, e, mesmo assim, ainda há muitos problemas como ofensas, desânimo, intrigas por causa das fortes opiniões, ocasionando desavenças entre irmãos. Muitos até desistem de prosseguir alegando não conseguir conviver com certos irmãos. Será que esses problemas são maiores do que o plano de Deus para nós? Não vale a pena ficar insistindo nesses problemas. Precisamos olhar para o plano de Deus e entender que todas as coisas fazem parte desse plano e cooperam para o nosso crescimento e aperfeiçoamento (Rm 8:28).
Deus quer fazer de nós uma obra grandiosa, Sua obra-prima. Por essa razão, não podemos ficar enroscados nesses pequenos conflitos, pois, por mais que os valorizemos, ainda assim são insignificantes diante da grandiosidade do plano de Deus. Os problemas de relacionamentos na igreja são picuinhas. A palavra “picuinha” diz respeito ao primeiro piar de uma ave após romper a casca do ovo que a envolvia, isto é, se relaciona à fase recém-nascida de uma ave. Portanto, amados irmãos, não podemos aceitar, depois de tanto tempo de experiência cristã, haver picuinhas entre nós. Devemos deixá-las e avançar no cumprimento do plano de Deus (1 Co 13:11).

Conheço um casal que, mesmo depois de velho, não abre mão de certas picuinhas e vive de costas um para o outro, em vez de aproveitar a velhice, desfrutando da convivência com os filhos e netos. Nenhum dos dois quer se humilhar e abrir mão de seu ponto de vista. Precisamos aprender a pedir perdão, perdoar, parar de ter ciúmes. Temos de pôr fim às picuinhas. Se quisermos desfrutar do plano de Deus, devemos aprender a nos humilhar e reconhecer quando erramos, a fim de que haja paz em nosso meio.
Duas palavras que aparecem diversas vezes no Novo Testamento, sempre uma ao lado da outra são graça e paz. Temos recebido abundância de graça com o propósito de produzir paz entre nós e Deus e também com o nosso próximo. Mas, de maneira prática, como podemos conseguir paz em nossos relacionamentos? Em Efésios 2:13-15, vemos que a paz foi produzida por Cristo na cruz, com o surgimento do novo homem. A paz só vem pela aplicação da cruz de Cristo e o surgimento da realidade do novo homem.
Pastor Silvino Castro - #Conselheirodafamilia

Comentários