INTENSIFICAR NOSSA COMUNHÃO COM DEUS


Então, lhe disse Moisés: Se a tua presença não vai comigo, não nos faças subir deste lugar. Pois como se há de saber que achamos graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Não é, porventura, em andares conosco,de maneira que somos separados, eu e o teu povo, de todos os povos da terra? (Êx 33:15-16).


Para cumprirmos o plano de Deus, precisamos ter comunhão com Ele. Vejamos um quadro na história de Israel no deserto. Depois do episódio em que o povo de Israel adorou o bezerro de ouro, Deus ficou bastante decepcionado e disse a Moisés que não os conduziria até a terra de Canaã, porque Israel era um povo de dura cerviz, mas enviaria um anjo para acompanhá-los. Ouvindo o povo essas más notícias, pôs-se a prantear (Êx 33:1-3).


Os versículos seguintes mostram que Moisés armou uma tenda, a qual chamou de tenda da congregação, fora do arraial. Ali era o ponto de encontro entre Moisés e Deus, o lugar onde Deus o visitava e lhe falava face a face, como quem fala a um amigo (Êx 33:7-11). Na tenda, Moisés interpelou a Deus, dizendo que, se Ele não o acompanhasse na jornada, Moisés não iria avante. “Disse Moisés ao SENHOR: Tu me dizes: Faze subir este povo, porém não me deste saber a quem hás de enviar comigo” (v. 12a). Nesse ponto, percebemos que Moisés estava negociando com Deus com bastante cuidado, pois o Senhor não lhe havia dito claramente que iria com ele: “Disseste: Conheço-te pelo teu nome; também achaste graça aos meus olhos. Agora, pois, se achei graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber neste momento o teu caminho, para que eu te conheça e ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é teu povo. Respondeu-lhe: A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso” (vs. 12b-14). Veja que Moisés insistiu muito, até que Deus confirmou: “A minha presença irá contigo”.
Essa história nos ensina um importante segredo: precisamos intensificar nossa comunhão com o Senhor e não ficar preocupados com mudanças de comportamento. Qualquer mudança que não provenha da comunhão com o Senhor será inútil. A exemplo de Moisés, devemos aprender a “armar uma tenda da congregação” para termos comunhão face a face com o Senhor. Não podemos ousar fazer as coisas sem que antes levemos os assuntos para a comunhão com o Senhor. Sejamos prudentes e certamente seremos abençoados com a presença de Deus em todas as ações de nossa vida.

Não podemos ser precipitados em nossas ações e palavras. Se ainda não temos a direção clara do Senhor sobre alguma questão, devemos insistir na comunhão com Ele até que sintamos o Seu aval. Isso deve reger nosso viver! Os servos que estão na liderança da igreja devem almejar esse tipo de viver, regado a muita comunhão com o Senhor, para que experimentem a vontade absoluta Dele, a fim de avançarem com clareza e segurança.
Pastor Silvino Castro - #Conselheirodafamilia

Comentários