A IGREJA É A HABITAÇÃO, A NOIVA E O GUERREIRO CORPORATIVO DE DEUS!

"Tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis" (Ef 6:13).


A igreja também é a habitação de Deus em nosso espírito conforme lemos em Efésios 2:22: “No qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito”. Louvado seja o Senhor, pois Seu lugar de habitação é a igreja. A igreja é o nosso lar e lar do Senhor.

E, quando falamos da igreja como habitação de Deus, a ênfase está em Seu descanso. Muitas vezes, não temos descanso em nosso interior porque Deus não encontrou descanso em nós. A igreja é o nosso lar, a igreja é o lar de Deus. Vamos dar descanso para Deus. Que a igreja, na cidade onde você vive, seja um lugar onde Deus descansa.

A igreja também é a noiva de Cristo conforme lemos no capítulo 5 de Efésios. Nos versículos 25 e 26 lemos: “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra”. A expressão “lavagem de água” aqui no original grego tem certa noção de “lavar a jato”. Deus vem lavar-nos para tirar as manchas teimosas e difíceis de sair, com o jato forte de água da Palavra. Assim as manchas provocadas pela nossa velhice, tradição e por nossos conceitos podem ser eliminadas (v. 27).

Cristo é o noivo e nós somos a noiva (v. 32). A igreja como a noiva de Cristo tem como ênfase o amor. Você ama o Senhor? Então tome cuidado para não cometer fornicação espiritual. Nós já somos noiva de Cristo e, como tal, não podemos ficar olhando para outro homem. Isso é infidelidade.
Por fim, a igreja é também o guerreiro corporativo, isto é, o exército de Deus. Por isso, somos encorajados a nos revestir de toda armadura de Deus: “Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes” (Ef 6:12).

E, como estamos numa batalha, “sargento, tenente e coronel” precisam de unanimidade na condução dos soldados para que não haja divisão. O comando do exército tem que ser um! Quando há divisão, a igreja perde e o inimigo vence (Mt 12:25). Precisamos discernir quem está por trás dos conflitos que surgem na igreja ou dentro de uma família, pois nossa luta nunca pode ser contra pessoas, mas sim contra principados e potestades que exercem influência sobre as pessoas que não vivem no Espírito (Gl 5:17).

Há um princípio que perpassa todos esses aspectos da igreja: a unidade. Seja como Corpo de Cristo, como obra-prima, como novo homem, reino, família, habitação de Deus no Espírito, como a noiva ou o guerreiro corporativo, a igreja não pode ser dividida. Essa é a visão que precisa governar nossa vida! Existem três coisas, e falamos isso com muita seriedade, que Deus odeia: a idolatria, porque ofende a deidade de Deus; a fornicação, porque ofende a humanidade do homem que Deus criou; e a divisão, porque ofende o Corpo de Cristo. 
Levem isso a sério, irmãos. Quando nós nos envolvemos com obra de divisão, se não tivermos arrependimento, cedo ou tarde, a disciplina de Deus vem. Se não vem nesta era, virá na era vindoura. Que Deus nos guarde desse pecado!






Pastor Silvino Castro - #Conselheirodafamilia




Comentários