ENXAQUECA. CAUSAS; SINTOMAS E TRATAMENTO. PARA SABER MAIS.

 A enxaqueca é uma dor de cabeça muito forte. É tida como uma doença crônica sendo mais comum em mulheres e com duração de 4 horas a 4 dias. A estimativa é de que ela atinja 324 milhões de pessoas no mundo todo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde. 

CAUSAS

Pode ser das mais variadas como: má alimentação, noites mal dormidas, estresse, luz, ar condicionado. 
É necessário procurar ajuda médica especializada para descobrir, antes do tratamento, o que desencadeia a enxaqueca. Sendo assim, cada caso é um caso. O paciente, junto com o médico que o examina, precisam descobrir se há relação, por exemplo, com alimentos. Há casos de uma pessoa ter uma crise de enxaqueca depois de tomar café ou comer chocolate. Dormir pouco ou dormir em excesso também pode desencadear. Nas mulheres, as mudanças no ciclo menstrual pode ser causa de enxaqueca. Veja algumas das possíveis causas:
  • Alimentação.
  • Café ou bebidas que tenham estimulantes (ex: chá preto, energéticos, refrigerantes). No caso do café, quem toma várias doses ao dia, a dor pode vir se a pessoa ficar sem, porque quando a cafeína entra no corpo os vasos celebrais se contraem produzindo o efeito analgésico. Se deixar de tomar, os vasos se dilatam, e aí, a dor de cabeça retorna. 
  • Pular refeições.
  • Dormir mal. 
  • Má postura. Já que causa tensões na coluna que comprime algum nervo espinhal ligado ao sistema nervoso, ocasionando a dor. 

SINTOMAS

A automedicação é sempre um risco. 
Na enxaqueca, a dor pode aparecer um ou nos dois lados da cabeça, além de sensibilidade à luz, à ruídos, náuseas e vômitos. No corpo, ela acontece devido a alterações neurológicas que provocam mudanças nos fluxos sanguíneos, dilatação dos vasos e processos inflamatórios na região. 

AUTOMEDICAÇÃO

Segundo especialistas, analgésicos como o ácido acetilsalicílico (AAS), ibuprofeno, diclofenac e paracetamol se não tomados com frequencia, pode resolver, caso contrário, podem ser agentes causadores. 

MEDICAÇÃO

Os ergotamínicos, remédios específicos que trata da enxaqueca, pode levar a intoxicação se mau administrados. 
Os nutracênicos são medicamentos produzidos a partir da concentração de nutrientes encontrados nos alimentos. Isso pode auxiliar na redução da frequência e intensidade das crises de enxaqueca e são mais seguros por possuírem menos toxidade do que os analgésicos convencionais. 

Os nutracêuticos mais usados para combater a enxaqueca são aqueles feitos à base de vitamina B2, a coenzima Q10, uma molécula produzida pelo organismo, também presente na carne bovina, sardinha, espinafre e amendoim, o ginkgolídeo B, que é retirado da planta ginkgo biloba, e o magnésio, mineral encontrado em cereais integrais, espinafre, nozes, frutas, legumes e tubérculos, como a batata.

O mais importante é procurar ajuda profissional para descobrir as causas e tratar do problema de forma mais efetiva. Só assim será possível ter um tratamento abrangente sobre os hábitos que se deve ter ou aqueles que se deve evitar. Se você sofre com isso, procure um especialista. 

Saiba mais: 

Silvino Castro - #Aserviçodopovo

Comentários