TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA! O QUE É? SINTOMAS E TRATAMENTO.


Transtorno de ansiedade, segundo especialistas é um problema de ordem psíquica que faz a pessoa se preocupar demais com as coisas do dia-a-dia que são aparentemente corriqueiras. Este passa a ser tomado por um sentimento de preocupação, tensão, medo, pavor ou qualquer outro sentimento negativo em excesso.

O transtorno de ansiedade generalizada (TAG), se identifica também por pensamentos ansiosos que persistem em quase todos os dias da semana ou mesmo meses, sendo fortes ao ponto de ser incapacitantes. Acarreta uma grande fadiga e um enorme sofrimento, segundo especialistas do Instituto de Maryland-EUA.
Veja abaixo alguns dos principais sintomas desse, que muitos já consideram o grande mal do nosso século:

Medos Irracionais.

É totalmente natural sentir medo de algo. O medo é uma resposta evolutiva que o ser humano possui como reposta a algo que pode vir a ser uma potencial ameaça. Porém estamos falando de transtornos e nesse caso, o medo passa a ser como um ente possessivo, opressivo, e muito anormal com respeito à aquilo que se teme. Um sinal de fobia. E como toda a fobia, acaba caindo na categoria de transtornos.

Problemas para dormir.

Devido a certas eventualidades, como uma entrevista de emprego, uma apresentação no grupo ou qualquer outra coisa que saia da rotina no qual o individuo está acostumado, é uma condição natural. Só que caracteriza como um transtorno quando a mesma se encontra acordada e fica constantemente preocupada e agitada com problemas específicos ou mesmo com qualquer motivo corriqueiro do dia. É sinal de transtorno de ansiedade.

Tensão Muscular.

Ações constantes e persistentes como apertar a mandíbula, tencionar o punhos, flexionar os músculos por todo o corpo são sintomas que acompanham quem sofre de transtorno de ansiedade.

Indigestão crônica

Este sintoma nem sempre pode estar associado ao transtorno de ansiedade, mas os que possuem a TAG quase sempre vem acompanhado desses sintomas, até porque, o intestino é muito sensível aos impactos psicológicos. O estresse começa na mente mas é notório que se desencadeia para o corpo. A síndrome do intestino irritável  (IBS) que é uma situação em que se caracteriza por dores no estomago, cólicas, inchaço, gases e diarreia são sinais que uma pessoa sofre desse mal.

Medo de falar em público.

Eventos sociais que exigem que o ansioso tenha que falar em público pode acarretar uma série de sentimentos e pensamentos negativos que aumentam sua preocupação e medo ao ponto de não permitirem que a pessoa pense em outra coisa. A ansiedade alimenta o medo, que alimenta a ansiedade. Em casos extremos podem ser incapacitantes. Para estes casos também pode-se dizer que existe outro problema, conhecido como fobia social. Nela, as pessoas tendem a se sentirem como se todos os olhos estivessem voltado para elas e assim ficam trêmulas, suam, tem náuseas, ficam vermelhas e tem dificuldade para falar. Prejudicando severamente em atividades sociais simples como conhecer novas pessoas, manter relacionamentos e progredir no trabalho ou na escola.

Pânico.

Se trata de uma sensação repentina de medo extremo que pode durar vários minutos, acompanhados por sintomas físicos assustadores como aperto na garganta e peito, coração acelerado, mãos frias, tontura e fraqueza, dores no estômago e no peito. Nem todas as pessoas que tem ataques de pânico tem Transtorno de ansiedade, mas podemos dizer que existe um problema quando o indivíduo sofre os ataques de pânico repetidamente, sob certa frequência.

Flashback.

Outro sintoma bem característico de quem sofre desse transtorno. É o ato de reviver em sua mente, de forma constante, um passado traumático vivenciado em algum momento da vida.

Perfeccionismo.

Entra na lista de sintomas da TAG quando está relacionada ao constante desejo de julgar a si mesmo ou a um medo angustiante de cometer erros.

Comportamento compulsivo.

Pensamentos obsessivos e comportamentos compulsivos se enquadram no transtorno de ansiedade quando há a necessidade de terminar um comportamento repetitivo e este, – também conhecido como “rituais” – começa a controlar sua vida, ao ponto de que se não o fizer, o sujeito pode entrar em pânico, como quem espera por uma tragédia. 

Além desses, é comum o aumento de irritabilidade e impaciência, a dificuldade de concentração e memorização e também a preocupação exagerada de acontecimentos futuros.

Tratamento. Ações para lidar com a ansiedade.

Em qualquer um dos sintomas, é sempre bom buscar acompanhamento profissional. Exercícios físicos, terapia cognitivo-comportamental e remédios indicados por um especialista em psiquiatria podem ajudar, e muito, a controlar o problema. Existem, ainda, alguns medicamentos naturais para o controle da ansiedade, relacionados a bons hábitos alimentares que podem ajudar bastante. Eis os exemplos:
  • Suco de maracujá: possui propriedades calmantes e ansiolíticas;
  • Chá de camomila: possui ação calmante;
  • Alface: ajuda a relaxar os músculos e o sistema nervoso;
  • Passiflora, Kava-Kava, Valeriana, Lúpulo: são capazes de agir no sistema nervoso como calmantes naturais e sedativos leves.
Mas lembre-se: JAMAIS se automedique ou interrompa o uso de um medicamento sem antes consultar um médico. Aqui vão algumas dicas de bons hábitos que você pode cultivar dia após dia afim de amenizar o problema. 

Aprenda sobre seu problema

Procure pesquisar e aprender o máximo que puder sobre sua condição, além de saber e quais são os tratamentos que estão disponíveis para que você possa tomar decisões de qual caminho seguir.

Siga as orientações do seu terapeuta

Siga sempre os cuidados e orientações do seu psicólogo ou psiquiatra e tome a medicação regularmente. Isso ajudará a manter a ansiedade controlada.

Conheça a si mesmo

Descubra o que desencadeia sua ansiedade e pratique atividades de enfrentamento para que você possa lidar melhor com as crises de ansiedade quando elas acontecerem.

Anote seu sentimentos

Mantenha um diário com seus sentimentos e experiências. Isso pode ajudar você a se lembrar do que aconteceu durante a semana para que, assim, converse melhor com seu analista sobre o que pode desencadear as crises de ansiedade.

Seja social

Grande parte das pessoas com problemas psicológicos tem como tendência se isolar do convívio social. Faça ao contrário: saia com amigos, familiares, obtenha apoio das pessoas que você gosta. Fazendo isso, pode ser mais fácil lidar com os problemas.

Cuide do seu tempo 

Gerir seu tempo de forma inteligente pode fazer com que você passe menos tempo ocioso, diminuindo as preocupações excessivas e, consequentemente, as crises de ansiedade.

Quebre a rotina

Se você se sentir oprimido, quebre a sua rotina fazendo uma caminhada ou conversando com alguém próximo, pois isso vai dirigir a sua mente para outro lugar e manter as preocupações distantes.

Pratique atividade física

A criação de uma rotina de exercícios para ser seguida, pelo menos três vezes na semana, pode ajudar a diminuir a ansiedade e o estresse do dia a dia.

Evite o uso de álcool, cigarro e outras drogas.

Consuma menos cafeína: A cafeína é responsável por deixar as pessoas em estado de alerta, ligadas, e isso pode acabar piorando os sintomas da ansiedade.

Durma o suficiente

A falta de uma noite bem dormida pode aumentar os sentimentos de inquietação e ansiedade, então procure dormir pelo menos 8 horas diárias.

Tenha uma alimentação saudável

Coma frutas e verduras regularmente, mantenha-se hidratado e procure comer proteínas magras presentes no frango e no peixe.

Hora relaxante

Tomar um banho quente e receber uma massagem relaxante também pode ajudar com ação calmante na hora das crises! 

Silvino Castro - #Aserviçodopovo


  

Comentários